12 apps em 1 ano: Interest App

Nos últimos meses, a Rock Content cresceu a uma taxa maior do que eu imaginei que fosse possível e isso fez com que eu não conseguisse atualizar o blog. Muitos amigos me perguntaram se eu havia parado com o desafio: a verdade é que continuo desenvolvendo os apps, mas não consegui escrever um artigo para cada ainda. A partir de agora, irei atualizar mensalmente o blog com o andamento do desafio.

A ideia

Criar uma empresa do zero é uma atividade que consome profundamente minha vida. Como empreendedor, é muito difícil não pensar o tempo inteiro sobre sua empresa — muitos dias eu penso sobre a Rock Content desde o momento que eu acordo até a hora de ir dormir.

Quanto mais a empresa cresce, menos tempo tenho para outros interesses e para exercitar minha curiosidade, e, por isso, uma das coisas que valorizo muito nas pessoas que trabalham comigo é a diversidade de interesses e atividades que elas possuem. É praticamente impossível não ter uma conversa interessante com qualquer membro da equipe. E isso é ótimo, principalmente porque eu acredito que uma história bem contada é uma das coisas mais mágicas que um ser humano pode experimentar.

Eu consumo boas histórias em qualquer formato, como livros, filmes, séries. Como o tempo para me dedicar a consumir esses conteúdos é curto, tendo a ser criterioso na hora de escolher o que vou consumir. Se eu tenho tempo para ver apenas um filme ou jogar apenas um jogo, ele tem que ser muito bom.

Tento manter listas de filmes, livros, lugares e outros possíveis itens de interesse, mas com o tempo elas ficam difíceis de organizar. Uma das coisas mais bacanas de saber programar é poder resolver os seus próprios problemas. Pensando nisso, decidi criar um aplicativo para organizar todos esses interesses.

Objetivos

Antes de começar a programar eu prefiro definir claramente o escopo do projeto. Isso ajuda a me manter focado e me impede de expandir constantemente as funcionalidades do projeto.

Para auxiliar na priorização das tarefas, eu criei algumas histórias no formato mais usado em desenvolvimento de software:

  • As a User I want to see my interests by category so that I can filter my interests
  • As a User I want to remove saved interests so that I will no longer see interests that I don’t care anymore
  • As a User I want to see all my saved interests so that I can remember them
  • As a User I want to save interests so that I can access them later
  • As a User I want to search interests by name so that I can find an interest to save
  • As a User I want to sign up so that I can login to interest
  • As a User I want to log out of my account
  • As a User I want to log in so that I can access interest
  • As a User I want to see the app with layout so that it is easier to understand

Poderia ter demorado mais para refinar essas histórias, mas considerando um projeto paralelo e apenas eu como desenvolvedor, considerei esse nível de descrição o suficiente. Nos meus projetos, eu uso o Trello para organizar as tarefas e crio um card para tarefa importante:

screen-shot-2016-09-14-at-3-36-13-pm

Mockups

Com o objetivo definido, passei a desenhar algumas telas para ter uma ideia mais clara da cara final do projeto.

home

interest-selected

category-selected

Código

Quando trabalho com um time de desenvolvedores prefiro passar do mockup para o design final antes de iniciar o desenvolvimento de software. Isso nem sempre é possível, e como esse é um projeto exploratório, eu optei de ir direto do mockup para o código.

Considerando os objetivos da aplicação, o código necessário é bastante simples se usarmos qualquer tecnologia moderna de desenvolvimento web. Optei por usar Ruby on Rails por ser o framework que tenho maior experiência. Desenvolvi uma API REST para as operações básicas, a partir do Rails 5 ficou muito mais fácil criar uma API. A vantagem disso é que eventualmente posso desenvolver apps mobile e desktop de maneira mais simples pois poderei consumir a API web.

Design

Para o design final da aplicação, usei um template no estilo Material Design (guia de estilo desenvolvido pelo Google) e adaptei para atender às necessidades descritas no mockup.

screen-shot-2016-09-14-at-3-42-39-pm

screen-shot-2016-09-14-at-3-42-57-pm

screen-shot-2016-09-14-at-3-43-18-pm

Próximos Passos

Para esse projeto faria muito sentido criar um app mobile e uma extensão para o Chrome. Boas sugestões de coisas interessantes podem vir a qualquer hora e em qualquer lugar.

E você, como estão os seus projetos?

PS: Agradecimento especial a Rita Lisboa por ter revisado esse artigo.

FIQUE ATUALIZADO!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Powered by ConvertKit

Edmar Ferreira é Co-Fundador e CEO da Rock Content, líder em Marketing de Conteúdo no Brasil, e é membro ativo do SanPedroValley, comunidade auto-gerenciada de startups de Belo Horizonte.

  • Muito bacana este projeto e suas metas Edmar. Meus parabéns. Continue neste caminho. Sucesso sempre =D

Site Footer