12 apps em 1 ano: Conhecendo melhor o meu time um almoço de cada vez

À medida que as organizações crescem a comunicação fica cada vez mais complexa. Se pensarmos em um grupo de 2 pessoas, temos apenas duas possibilidades de comunicação. Quando aumentamos para um grupo de 3 pessoas, esse número aumenta para 6 e ele cresce exponencialmente a cada pessoa que acrescentamos. Esse efeito faz com que coordenar grandes grupos de pessoas seja bastante desafiador.

A Rock Content em pouco mais de 3 anos foi de 3 para 200 pessoas, sendo que apenas em 2016 contratamos 100 novas pessoas para o nosso time. Ainda hoje faço questão de entrevistar todos os profissionais que contratamos, mas depois desse contato inicial é muito difícil ter uma relação mais próxima.

No dia a dia, convivo muito mais com o nosso time executivo que trabalha diretamente comigo. Eu sinto falta às vezes dos tempos em que ainda conseguia sair para almoçar com todo mundo da empresa (normalmente um por um): muitos aprendizados importantes tanto profissional como pessoalmente vieram de conversas nascidas nesses almoços.  

Uma das coisas que mais gosto na cultura que construímos na Rock é que o nosso time é composto por pessoas muito inteligentes e que têm opiniões e gostos muito diferentes. Mesmo que evidentemente eu possa não concordar com todos simultaneamente, eu gosto de ouvi-los.  Como as demandas do meu trabalho como CEO apenas aumentaram ao longo dos anos, cada vez há menos tempo para interagir com as pessoas que tornam a Rock Content o sucesso que ela é.

O que fazer para interagir mais com as pessoas?

Para conhecer melhor as pessoas que trabalham na Rock e aprender com elas, decidi criar um app para me sugerir membros do time da Rock para almoçar. Escolhi escrever um app para iPhone dessa vez e para isso usei um framework chamado React Native. Ele foi desenvolvido pelo Facebook para permitir a criação de aplicativos mobile nativos usando HTML e Javascript, mais especificamente o framework Javascript React (também criado pelo Facebook ).

Um dos motivos do sucesso do React Native é que existem mais desenvolvedores web do que desenvolvedores de aplicativos mobile. Permitir que esses desenvolvedores transportem suas habilidades do mundo web para o mobile diminuir bastante a barreira para novos apps serem criados.

O funcionamento do app é bem simples, ele consome um arquivo CSV que contém o nome de toda a equipe da Rock e para cada nome na lista ele atribui um número. Toda vez que o aplicativo carrega ele aleatoriamente escolhe um número e baseado nesse número ele recuperar o nome da pessoa que tem esse número atribuído a ela.

Um aplicativo muito simples mas que foi o bastante para eu aprender um pouco de React Native, fiquei muito surpreso com como o framework é robusto e fácil de usar comparado com usar objective C ou mesmo swift.

E você, o que tem feito para conhecer melhor as pessoas da sua equipe ?

 

Saiba quando um novo app for criado !

Coloque seu email abaixo para acompanhar cada novo app criado.

Powered by ConvertKit

Edmar Ferreira é Co-Fundador e CEO da Rock Content, líder em Marketing de Conteúdo no Brasil, e é membro ativo do SanPedroValley, comunidade auto-gerenciada de startups de Belo Horizonte.

  • Legal Ed. Para mim ter lido o “Dar e Receber” do Adam Grant foi o jump start para buscar me conectar proativamente com pessoal da RD e de fora com almoços e cafés de forma consistente.

    Como ainda não sei criar apps, o jeito que encontrei é adaptar minha To-Do list como CRM hehe. Toda semana nas minhas weekly reviews (que adaptei do GTD) eu listo pessoas que quero conhecer e assim vão de 4 a 10 conversas/semana, novos relacionamentos e relacionamentos mais fortes com cadência.

Site Footer