12 apps em 1 ano: Monitorando a indústria de Marketing de Conteúdo

Estou envolvido com o mundo das startups desde quando eu estava na faculdade. Naquela época, pouco se falava no Brasil sobre startups e poucos eram os casos de sucesso. Sem muitas referências locais, passei a consumir muita informação vinda de sites que cobriam startups nos EUA, como TechCrunch, ReadWriteWeb e Mashable.

O Google tinha o leitor de RSS mais popular dessa época, todo mundo envolvido com startups usava para acompanhar as notícias do mundo da tecnologia. Foi acompanhando posts de blog de gente como o Eric Ries, Steve Blank, Brad Feld e Fred Wilson que aprendi muito sobre o que fazer e não fazer em uma startup.

Até hoje ainda mantenho o hábito de acompanhar blogs relevantes para minha indústria. Costumo ler muito sobre marketing, tecnologia e Saas, por serem assuntos extremamente relevantes para o meu trabalho na Rock Content. O Marketing de Conteúdo cresceu exponencialmente nos últimos anos e temos muitas empresas atuando nesse setor no mundo inteiro. Para me manter atualizado tento acompanhar os blogs de todas elas (estranhamente nem todas as empresas de Marketing de Conteúdo têm blogs). Esse acompanhamento tem se tornado cada vez mais difícil de organizar.

Usando um app para organizar as leituras

Para facilitar esse trabalho de inteligência, eu resolvi aproveitar o desafio e criar um app para encontrar blogs de empresas de Marketing de Conteúdo e automaticamente extrair os novos artigos por meio dos seus canais de RSS. Basicamente a ideia é criar um agregador de blogs de empresas de Marketing de Conteúdo.

O primeiro passo foi encontrar um diretório de startups para extrair as que são da área de Marketing de Conteúdo. Escolhi usar o AngelList por se tratar de um dos diretórios mais ativos e por possuir uma API de acesso aos seus dados.

O site usa tags para classificar startups com relação ao mercado em que atuam. Ele tem uma tag para “Content Marketing”, e era exatamente disso que eu precisava. Para essa aplicação decidi escrever o código usando o framework Ruby on Rails. Fiz uma rake task para usar a API e extrair todas as startups com a tag “Content Marketing” e salvar no banco de dados as URLs dos sites dessas empresas.

Uma vez que já tinha a lista de sites, escrevi código para visitar cada um deles e procurar por links com o texto “blog” que apontassem para o mesmo domínio. Isso não garante que eu sempre encontre os blogs dessas empresas, mas se a empresa tem um blog e não o lista em sua própria home, provavelmente ele não deve ser dos melhores.

A segunda parte do desafio

Agora que tinha uma lista com o endereço dos blogs, podia criar um novo código para visitar cada um dos blogs e descobrir qual o endereço do seu feed RSS. Com isso, já tinha um código para automaticamente encontrar startups de Marketing de Conteúdo, seus sites, blog e o feed de notícias.

A segunda parte da aplicação foi bastante simples: criei um novo script para salvar periodicamente todas as novas notícias publicadas no feed desses blogs e salvar no meu banco de dados local.

Uma das coisas de que mais gosto sobre programar é que posso resolver os meus próprios problemas. Com a influência crescente da tecnologia no nosso dia a dia, acredito que cada vez mais algum nível de conhecimento de programação vá passar a ser uma das habilidades mais importantes a serem aprendidas.

E você? Já aprendeu a programar? Tem interesse? Deixe um comentário e vamos conversar!

Livros Recomendados

Receba um email mensal com recomendação dos melhores livros que li.


Não vamos te enviar spam Powered by ConvertKit

Edmar Ferreira é Co-Fundador e CEO da Rock Content, líder em Marketing de Conteúdo no Brasil, e é membro ativo do SanPedroValley, comunidade auto-gerenciada de startups de Belo Horizonte.

Site Footer