12 apps em 1 ano: Usando a wikipedia para descobrir filmes novos

A internet nos trouxe possibilidades infinitas  de conteúdo e mudou para sempre como interagimos com ele. Muito já foi dito e continua a ser sobre os efeitos que essa mudança está provocando na sociedade. Mas, mesmo com toda a euforia, na prática um mundo de escolhas infinitas gera a necessidade de filtros que acabam por limitar nosso consumo.

A home do Netflix está para minha geração assim como a Globo esteve para a de meus pais. É muito mais comum apenas escolher algo que esteja entre as opções oferecidas ali e que possam ser acessadas rapidamente do que ir em busca de outros conteúdos, que talvez sejam melhores, mas vão nos dar mais trabalho para encontrar.

Como geralmente lidamos com o alto volume de informações

Em um ambiente de abundância de informações, precisamos de quem as organize e entregue a nós da maneira que queremos. A experiência que temos no Netflix, Facebook, entre outros, é sim muito mais personalizada do que teríamos com a TV tradicional. Mas se ela é personalizada, por que todos os meus amigos ainda falam das mesmas séries? Não vejo muita diferença entre nós falando de Game of Thrones e a minha mãe comentando a novela com as comadres.  

Um dos motivos pelos quais mesmo com tanta abundância acabamos consumindo as mesmas coisas que nossos amigos é o fato de termos gostos parecidos e reforçarmos uns nos outros esses gostos. Um outro motivo é que formamos ao nosso redor uma bolha de interesses que aplicativos como Facebook e Netflix usam para filtrar o que nos mostram.

Como driblar as bolhas

Os filtros e sistemas de recomendação nos ajudam muito a ter boas experiências, mas ao mesmo tempo nos limitam. Uma maneira de escapar (mesmo que apenas um pouco) dessa limitação é acompanhar críticas e recomendações em sites especializados. Uma vez que esses partem de uma abordagem mais editorial, não estamos tão sujeitos a filtros personalizados (mas estaremos  sujeitos a outros filtros).

Existem muitos sites interessantes de review de livros, games, HQs, sem falar dos incontáveis canais no Youtube com a mesma finalidade. Porém, com minha agenda sempre lotada no trabalho, não sobra muito tempo para acompanhar esses sites e sinceramente muitas vezes eles se perdem em fofocas e notícias irrelevantes sobre seus respectivos universos. Rumores e boatos não me interessam e muito menos as vidas particulares dos artistas e personalidades que admiro.

Interest update app

Pensando em criar algo que me ajudasse nisso, resolvi programar um filtro que me avisasse de lançamentos que pudessem atender aos meus interesses, mas de tal forma que ao mesmo tempo tudo estivesse em meu controle. Para isso decidi criar um sistema que me alertasse sempre que algum de meus artistas, diretores e criadores favoritos lançassem uma nova obra.

O primeiro passo foi procurar um dataset completo e atualizado de álbuns, filmes, etc. Existem bancos de dados especializados em cada um desses tipos, mas demoraria muito integrar cada um deles, o que excederia o escopo de um side project como esse. Um bom substituto para esses bancos de dados é usar as páginas da própria Wikipedia, muitas delas têm tabelas (infoboxes) contendo informações tabuladas sobre o tópico do artigo.

Uma fonte de dados fantástica que existe na wikipédia são os links entre os seus artigos. Nem sempre podemos encontrar um artigo de lista com todos os livros de um autor ou mesmo na página do autor pode não conter uma lista completa dos livros. Mas muito provavelmente uma página referente a um livro vai ter um link para página de seu autor e isso se repete para discos e outras formas de arte. Combinando as obras que aparecem na própria página do autor ou artista com as que possuem um link apontando para ela podemos acreditar que dificilmente não vamos saber se alguma obra desse artista.

A Wikipedia possui um sistema de versões onde podemos ver cada edição feita em uma página e o momento que ela foi realizada. Esse histórico é importante para combater vandalismos e garantir que o processo de construção dos artigos seja o mais transparente possível. Usando esse dado criei um script em python que monitora as páginas de meu interesse e sempre que um novo link é adicionado ele cria um alerta, desse modo caso, caso seja adicionado um novo livro de algum autor que admiro na sua própria página eu fico sabendo. A wikipedia fornece uma API de uso simples que fornece dados em XML e JSON. Basicamente meu script tem um horário marcado para diariamente varrer a wikipedia visitando cada página salva no meu banco de dados local.

Esse sistema tem me sido útil e através dele já descobri algumas coisas interessantes. Eu gosto bastante do Neil Gaiman ( criador do Sandman ) e o seu primeiro romance foi American Gods. O sistema foi capaz de me alertar que uma série de TV sobre o livro estava sendo produzida e seria lançada esse ano.

E você como se informa dos últimos lançamentos dos seus artistas favoritos ?

FIQUE ATUALIZADO!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Powered by ConvertKit

Edmar Ferreira é Co-Fundador e CEO da Rock Content, líder em Marketing de Conteúdo no Brasil, e é membro ativo do SanPedroValley, comunidade auto-gerenciada de startups de Belo Horizonte.

Site Footer