9 ensinamentos para desenvolver sua carreira que eu aprendi como CEO

Como CEO da Rock Content, eu tenho a oportunidade de interagir com diversos profissionais diariamente. Ao longo de 4 anos de empresa, já encaramos diversos desafios. Começamos sendo 3 caras em uma sala e hoje já somos quase 300 funcionários. Alcançamos R$32 milhões em faturamento anual e nos tornamos referência em marketing de conteúdo no Brasil.

Durante esse processo, pude acompanhar diversas mudanças. Algumas delas intimamente relacionadas às carreiras das pessoas que ajudaram a Rock a crescer. E hoje eu trouxe 9 ensinamentos que carrego comigo sobre desenvolvimento de carreira e que podem ser relevantes para você também. Acompanhe!

1. Crie uma rede de contatos desde cedo

Networking é uma habilidade indispensável para quem quer trilhar uma carreira de sucesso. Uma rede de contatos de qualidade te ajuda a criar e explorar oportunidades, interagir com grandes profissionais do mercado e planejar o seu futuro.

Alguns dos lugares comuns para você desenvolver essa rede são eventos corporativos (como o RD Summit), comunidades de startup e tecnologia (como o San Pedro Valley) e dentro da sua própria empresa.

Pense em fazer networking desde o começo da sua vida profissional. Seja na universidade ou em uma empresa como estagiário, relacionamentos de qualidade podem tornar o futuro consideravelmente mais fácil.

2. Procure ter experiências profissionais variadas

No meu texto sobre por que você deve ter pelo menos duas carreiras eu defendo que você deve realizar mais de uma atividade regularmente. Seja como hobby, projeto paralelo ou pura diversão.

O motivo disso é muito simples: adquirir experiências variadas. Elas podem ser puramente profissionais (como freelas, projetos paralelos ou um novo emprego) ou mais casuais (como projetos de programação por hobby). De toda forma, você vai adquirir conhecimentos e experiências que vão te ajudar positivamente na sua carreira, mesmo que algumas dessas experiências sejam negativas.

3. Aprenda a programar

Startups de tecnologia estão dominando o mercado e moldando o futuro. A nuvem tornou possível que empresas ofereçam serviços de ponta de qualquer lugar do mundo para qualquer lugar do mundo.

Isso significa duas coisas:

  1. a tecnologia (aqui me refiro às linguagens de programação) se tornará cada vez mais frequente no seu dia a dia;
  2. as vagas de emprego estarão cada vez mais relacionadas com tecnologia e startups.

Eu realmente acredito que os profissionais que dominam linguagens de programação têm uma clara vantagem sobre os que não dominam. Eles entendem melhor como as engrenagens das plataformas rodam, podendo oferecer suporte com mais qualidade e ajudar os clientes a entender o produto com mais facilidade.

Além de, é claro, se tornarem os desenvolvedores que criam os negócios do futuro.

4. Seja alguém que quer aprender constantemente

Aprendizado é uma habilidade em constante desenvolvimento. Sempre há algo novo a aprender e isto deve se tornar um mindset para você.

Existem diversos cursos gratuitos como a Universidade Rock Content e Hubspot Academy para você atualizar seu conhecimento técnico. Mas outras formas de aprendizado são tão importantes quanto essas. Uma delas que eu gosto muito é a releitura de livros, uma forma clara de absorver ao máximo o conhecimento de boas obras.

5. Tire proveito dos avanços tecnológicos

Em 2007, quando o primeiro modelo do iPhone foi lançado, não imaginávamos que smartphones se tornariam parte do nosso dia a dia. Eles substituíram quase tudo o que utilizamos na nossa rotina: cartões de crédito, passagens aéreas, caderno de telefones e até chave de casa.

E a tendência é que isso aumente ainda mais, através de diversos dispositivos. Logo, tire proveito disso para evoluir em sua carreira. Use os seus aparelhos eletrônicos para estudar, aprender e se conectar. Aproveite a conectividade para se manter atualizado, use as mídias sociais para desenvolver sua marca pessoal e as plataformas digitais para aprender mais.

6. Encontre algo relevante para você e tente alinhar com o seu trabalho/carreira

Encontrar uma “vocação” é algo que muitos procuram. Mas, sinceramente, não creio que é algo que existe no mundo real.

Acredito que ter uma vocação é unir algo relevante para você com uma linha profissional que pode ser seguida. Um músico profissional une a paixão pela música a uma atividade que o permite ser remunerado (como ser compositor de trilha sonora ou música de estúdio, por exemplo).

Na Rock, todos temos em comum a paixão por marketing digital, mas cada setor leva esse interesse para uma vertente. O time de Vendas se desenvolve de uma forma diferente do time de Sucesso do Cliente, mas todos os Rockers procuram encontrar seu espaço alinhando suas carreiras com algo relevante para eles.

7. Lembre-se de que uma vida balanceada é importante para uma carreira de sucesso

Workaholics não são profissionais de sucesso. Uma reportagem recente mostrou que jovens Chineses estão tendo crises de “um quarto” de vida. Trabalham de 9h às 21h, 6 dias por semana, e se saturam rapidamente.

Para ter uma carreira de sucesso é preciso balancear as coisas. Mesmo se você for um fundador de uma startup ainda no início — o que significa que você vai viver em uma montanha-russa por um tempo — não deixe de realizar atividades que o ajudem a “despressurizar”.

Saia com seus amigos, almoce com alguém que você não vê regularmente, pratique esportes, viaje.

8. Faça perguntas

Um dos principais aspectos da cultura da Rock é a abertura para perguntas e dúvidas. Qualquer pessoa pode fazer perguntas para qualquer pessoa. Isso inclui tanto eu, quanto o Diego e o Peçanha, cofundadores da empresa.

Essa é uma forma de aprender de maneira acelerada. Você pode tirar dúvidas com quem já passou pela mesma situação, errou, acertou e aprendeu. Essa é uma abordagem que vale para qualquer um, em qualquer empresa. Você sempre pode aprender algo de alguém.

9. Leia mais!

Quando eu me desafiei a ler 100 livros em um ano, eu uni minha paixão por leitura à oportunidade de aprender mais. Cada livro — seja ele de ficção ou não — possui ensinamentos que você pode aplicar em diferentes aspectos da sua vida.

Além disso, essa é uma excelente oportunidade para você visitar outros universos, adquirir conhecimento, relaxar e se divertir. Procure ler mais para aprender mais. Mas não apenas livros! Bons materiais com conteúdo de qualidade podem ser também e-books, contos e poesias.

Você pode moldar a sua carreira para se tornar um profissional de sucesso seguindo o seu próprio caminho. Espero que essas 9 dicas te ajudem a construir uma carreira de sucesso!

Livros Recomendados

Receba um email mensal com recomendação dos melhores livros que li.


Não vamos te enviar spam Powered by ConvertKit

Edmar Ferreira é Co-Fundador e CEO da Rock Content, líder em Marketing de Conteúdo no Brasil, e é membro ativo do SanPedroValley, comunidade auto-gerenciada de startups de Belo Horizonte.

Site Footer