Como delegar tarefas?

Muitos afirmam que delegar tarefas é, na verdade, uma arte.

Bom, sendo artístico ou não, este ainda é um tópico importante para líderes em geral — e que gera muitas dúvidas. Delegar tarefas pode determinar o sucesso ou fracasso de um time, projeto ou empresa. E eu posso afirmar algo: é uma habilidade em constante mudança e desenvolvimento.

Hoje, separei 5 pontos essenciais para você saber como delegar tarefas para o seu time e atingir os objetivos esperados. Acompanhe!

1. Delegue problemas, não tarefas

Quando pensamos em tarefas, temos imagens claras de atividades que, por convenção, são bem desagradáveis para a maioria das pessoas. Fazer o dever de casa, lavar louça, arrumar o quarto. Essa não é a associação que queremos para tarefas importantes em uma startup.

Em vez de delegar tarefas, delegue problemas. Incentive a resolução criativa de gargalos e soluções que sejam “fora da caixa”.

Ao delegar problemas, você ativa o modo prático de resolução que muitas pessoas possuem em “modo de espera”. Elas estão apenas esperando a oportunidade de ativar este modo e entregar resultados realmente magníficos.

2. Estabeleça objetivos claros

A comunicação é determinante para que projetos e tarefas gerem o resultado esperado. Não há nada mais frustrante do que se dedicar a algo que não cumpre o seu objetivo.

Ao delegar, deixe claro o que é esperado, quais ferramenta estão disponíveis para uso e quando aquela solução deve ser entregue.

Quando não existem diretrizes claras, é comum que o seu time tome caminhos diferentes do esperado e se perca em meio às possibilidades. Em vez de escolherem a resolução objetiva, andam em círculos em torno do que é mais eficiente por não entenderem os detalhes do projeto.

3. Tenha em mente a realidade atual do time

Uma das tarefas mais árduas de bons líderes é entender a realidade e a capacidade do seu time. Ao delegar, leve em conta o volume de trabalho que a equipe já realiza, as habilidades de cada funcionário e a estrutura necessária para realizar a tarefa.

Em muitos casos, um time reduzido e pontual pode ser mais eficaz do que um time de “estrelas”. Tenha em mente qual é o caminho mais rápido para resolver aquele problema e qual formato melhor alia custo e benefício.

4. Treine, não mande

O perfil de chefe já é muito ultrapassado. Hoje, startups em pleno crescimento sabem que o processo de coaching é muito mais eficiente e entendem que o desenvolvimento da carreira dos colaboradores é de interesse mútuo.

Gestores não devem mandar, mas, sim, treinar suas equipes. O crescimento do time significa resoluções mais rápidas e objetivas. Menos tempo para alcançar o mesmo resultado, com um profissional mais experiente como guia da jornada.

E lembre-se: gestores também fazem parte do time! O rendimento da equipe é tão importante para a empresa quanto para o líder.

5. Confie, mas acompanhe

Criar um bom time é contar com colaboradores com habilidades incríveis. Mas não adianta ter excelentes profissionais se você, como gestor, deseja controlar todo o processo. Dê liberdade de execução, deixe que o seu time resolva problemas da maneira que achar melhor. Mas, ao mesmo tempo, conheça o andamento do projeto e acompanhe metas.

O processo de resolução criativa que comentei no começo do texto ocorre em grande parte pela liberdade de experimentar. Sua equipe precisa saber que você confia neles para encontrarem a melhor solução em cada caso.

Logo, interfira somente quando for necessário – ou quando lhe pedirem auxílio.

Delegar tarefas é uma habilidade que pode ser desenvolvida como qualquer outra. Tenha em mente o que é esperado do seu time e forneça as melhores ferramentas para que eles façam um trabalho extraordinário.

Lembre-se de que o líder também é parte do time e deve tomar as melhores decisões para alcançar os objetivos desejados com agilidade e eficiência.

Como você tem delegado tarefas?

Livros Recomendados

Receba um email mensal com recomendação dos melhores livros que li.


Não vamos te enviar spam Powered by ConvertKit

Edmar Ferreira é Co-Fundador e CEO da Rock Content, líder em Marketing de Conteúdo no Brasil, e é membro ativo do SanPedroValley, comunidade auto-gerenciada de startups de Belo Horizonte.

Site Footer