Como pensar sobre a sua carreira

Definir o que é sucesso na carreira é uma missão bem difícil.

Cada um de nós possui objetivos únicos, baseados em diversas aspirações profissionais. Algo que sempre vi em comum em pessoas que triunfaram é a maneira como elas pensam sobre suas carreiras. Não se preocupe, esse não é um texto motivacional com alguns clichês, mas sim uma visão prática de como você deve abordar o seu futuro profissional.

Separei alguns aspectos que considero importantes para quem quer traçar uma carreira de sucesso. Vamos ver quais são?

Saiba que as suas habilidades é que definem a sua carreira

Negócios de sucesso são movidos por métricas claras, acompanhadas constantemente. Mas muitos profissionais acreditam que o mesmo é válido para suas carreiras. Na verdade, não é bem assim que funciona.

Medir o seu progresso é uma forma de alcançar objetivos e evoluir. Os famosos OKR’s do Google se espalharam por diversas empresas como um incentivo para que os colaboradores continuassem se desenvolvendo profissionalmente. Essa é uma maneira de criar desafios e objetivos específicos para que o profissional se engaje em cumpri-los.

Mas, no fim do dia, as portas profissionais e os projetos disruptivos serão atraídos por profissionais que possuem habilidades mais desenvolvidas. Todos podemos bater metas, entregar leads e ter bons OKR’s, mas o conjunto de habilidades que utilizamos no nosso dia a dia profissional para entregar esses resultados é o que temos de mais valioso.

Absorva ao máximo os conhecimentos de seu gestor

O modo antigo de pensar em um gerente é como um “chefe” que dá ordens, não faz muitas coisas e está sempre te “perseguindo”.

Em startups, lutamos para afastar essa impressão sobre o cargo de gestor. Para nós, é indispensável que eles sejam líderes. Uma das funções mais importantes de quem ocupa essa posição é ajudar seu time a se desenvolver. Não só como um grupo, mas também individualmente.

Para o colaborador, a minha sugestão mais valiosa é pensar em seu gestor como um coach. Faça perguntas, tire dúvidas, aprenda com os feedbacks — mesmo que eles sejam negativos. Aproveite ao máximo os 1on1’s e o processo de treinamento.

Se você é um gestor, deixe aberto um canal de comunicação claro com o seu time. Procure saber mais sobre os desafios e dificuldades que ele enfrenta e desenvolva suas habilidades para ajudá-lo da melhor maneira possível.

Aprimore o que você considera essencial para o sucesso

Raramente um profissional de sucesso possui apenas uma habilidade específica. Na verdade, a probabilidade de ele ter mais de uma carreira é muito alta. Ter êxito nos seus esforços profissionais vai além de ter grande conhecimento técnico: é preciso ter uma gama ampla de conhecimentos.

Mas, convenhamos, nem todas as nossas habilidades são realmente úteis para a nossa carreira. Por isso, aprimore aquelas que você considera essenciais para o sucesso. E não falo apenas de técnicas, desenvolva também os seus hábitos diários — atividades físicas, projetos paralelos, especializações — e a sua rede de contatos.

Tenha um plano de negócios para o seu futuro profissional

Planejamento é o segredo para alcançar objetivos. Quando me desafiei a ler 100 livros em um ano, um dos fundamentos de sucesso dessa jornada foi planejar como eu abordaria isso. Neste caso, o planejamento incluía organizar os livros a serem lidos, os prazos para ler cada um deles, criar metas de leitura e maneiras de acompanhar o desenvolvimento.

Para a sua carreira, crie um plano de negócios para o futuro. Faça uma checklist com:

  • objetivos em curto prazo (3-5 anos);
  • objetivos em longo prazo (10 anos);
  • forças, fraquezas, oportunidades e ameaças (matriz SWOT);
  • habilidades essenciais.

Use essas informações para criar a base de sua vida profissional e planejar as suas ações para chegar onde você quer e estar preparado para os modelos de negócio do futuro.

Entenda que apenas você é capaz de moldar a sua carreira

No final do dia, você é a única pessoa capaz de levar a sua carreira até o patamar que você deseja. É claro que isso não significa que você deve trilhar todo o caminho sozinho, mas é o único capaz de tomar decisões finais sobre a jornada.

O melhor conselho para esse processo é que você deve valorizar as opiniões externas como aprendizado. Não leve tudo ao pé de letra ou como ensinamentos definitivos. Absorva os feedbacks que você recebe e analise se eles são, ou não, relevantes para o seu futuro.

Algumas das melhores ferramentas para isso são mentores e coaches. Eles possuem uma visão mais madura do mercado e podem te auxiliar a encontrar o melhor caminho para a sua carreira. Utilize-os para tirar dúvidas, colher feedback e aprender com suas experiências.

Por mais clichê que seja, o sucesso da sua carreira sempre dependerá mais de você. Use as ferramentas que você têm à disposição, encontre outros profissionais que podem te ajudar a evoluir e pense no futuro!

Como você planeja a sua carreira atualmente? Deixe o seu comentário e compartilhe seu pensamento comigo!

Livros Recomendados

Receba um email mensal com recomendação dos melhores livros que li.


Não vamos te enviar spam Powered by ConvertKit

Edmar Ferreira é Co-Fundador e CEO da Rock Content, líder em Marketing de Conteúdo no Brasil, e é membro ativo do SanPedroValley, comunidade auto-gerenciada de startups de Belo Horizonte.

  • Chris C. Fedrizzi

    Boa ed!!! Ajudou bastante, abraços.

Site Footer