Como planejar sua carreira para os modelos de negócio do futuro

O mercado mudou muito em um espaço curto de tempo.

Em poucos anos, saímos de modelos de negócio focados em empresas para modelos focados no cliente. Para os profissionais, isso significa uma nova gama de conhecimentos necessários para se tornar disruptivo e diferenciado em suas áreas.

Para muitos, esse ambiente ainda é desconhecido. Customer Success, Inside Sales, Growth Hacking podem ser termos distantes e misteriosos. Mas os tempos mudam em velocidade recorde e você vai ficar para trás se não acompanhar.

É preciso planejar a sua carreira para os modelos de negócio do futuro. E é isso que eu quero te ajudar a fazer.

Vamos começar?

Quais são os modelos de negócio do futuro?

Antes de pensar na sua carreira, é preciso conhecer quais são os modelos de negócio que estão moldando o futuro das empresas. Basicamente, existem dois tipos:

  • subscription: você paga uma taxa mensal fixa e tem acesso a todos os serviços oferecidos pela empresa (ou pelo pacote contratado);
  • plataformas: dentro de uma única plataforma é possível realizar diversas ações como transações, contratações, analytics etc.

É importante reforçar que um modelo não anula o outro. Eles podem coexistir harmoniosamente em um mesmo negócio.

Por exemplo, o Mercado Livre é uma plataforma que conecta compradores e vendedores, mas não cobra uma taxa mensal pelo acesso aos serviços. Já o Spotify cobra uma taxa mensal pelo acesso ao catálogo musical, conectando ouvintes e bandas/artistas.

A seguir, vamos falar mais sobre cada um desses modelos.

Subscription economy

subscription economy
O fênomeno da Subscription Economy.

A chamada Subscription Economy, ou economia da inscrição, é um termo difundido pela Zuora, uma plataforma Software as a Service (Saas) de cobranças recorrentes. O grande defensor dessa ideia é o próprio CEO da empresa, Tien Tzuo, que aborda um tema muito simples: as pessoas não querem mais ter algo, elas desejam apenas usufruir.

Antigamente, para adquirir um software era preciso comprar uma licença. Sempre que esse programa fosse atualizado, uma nova licença era necessária. Hoje, essa dinâmica não funciona mais. Os consumidores têm expectativas diferentes: eles desejam personalização, melhora constante e resultados.

Para entregar o que é esperado, as empresas utilizam ferramentas como a Computação em Nuvem, IT, IoT e Big Data para entregar soluções em tempo real e de forma eficiente.

Para tornar essa realidade viável, a economia da inscrição é o modelo de negócio que grandes empresas adotam para serem ágeis e escaláveis.

Plataformas

Da mesma forma que a economia da inscrição molda a maneira de gerar receita das empresas, as plataformas moldam a maneira de fornecer serviços. Elas conectam clientes que precisam de algo a fornecedores de serviço que têm as habilidades necessárias para entregar o resultado desejado.

Na Rock Content, nossos clientes têm à disposição nossa plataforma de Marketing de Conteúdo, onde podem gerenciar sua estratégia de conteúdo e se comunicar com a equipe responsável por cada etapa. Ao mesmo tempo, nos conectamos com redatores freelancers para produzir conteúdo em escala.

Esse é o mesmo modelo seguido pelo Mercado Livre, Enjoei, eBay e Etsy.

Quais são as áreas de atuação dos profissionais do futuro?

Os modelos de negócio do futuro são voltados para duas frentes: crescimento acelerado e relacionamento com clientes. O primeiro permite que startups conquistem mercado com muita rapidez, adotando ações eficazes e com gastos reduzidos. O segundo é o segredo para conquistar e fidelizar clientes cada vez mais exigentes que procuram empresas que entendam o seu valor e os ajudem a conquistar seus objetivos.

Então, ser um vendedor à moda antiga ou um profissional de atendimento de uma agência de publicidade não deve estar nos seus planos. Agora, é preciso se adaptar às áreas de atuação dos profissionais do futuro.

Vamos conhecer cada uma delas?

Sucesso do Cliente

O Sucesso do Cliente é um modelo moderno do setor de relacionamento com o cliente. Esse profissional não é apenas um “gerente de contas”, ele é um especialista capaz de criar estratégias de primeira para seus clientes alcançarem os resultados almejados. Ele também trabalha para que seus clientes utilizem o produto/serviço da melhor maneira possível, tirando o máximo de cada funcionalidade contratada.

Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo se tornou uma das maiores ferramentas de crescimento para startups. O conteúdo pode ser usado tanto para gerar leads e criar receita, como para promover relacionamento e ajudar um possível cliente em sua jornada de compra. Criando conteúdo relevante, as empresas deixam de focar sua comunicação em si próprias e passam a focar nas dores e problemas da sua audiência. O profissional do futuro precisa ser um mestre do conteúdo!

PS.: eu adoro a história da GrooveHQ, uma empresa de Help Desk, que mostra como o marketing de conteúdo foi importante para levantar o negócio e chegar a US$5 milhões em receitas anuais.

Growth Hacking

O marketing moderno mudou e deixou de ser uma profissão voltada para anúncios e comerciais na TV. Crescimento acelerado precisa de soluções rápidas e eficazes. O Growth Hacker é o profissional que encontra alternativas de crescimento fora da curva, através de soluções pouco usuais. Ele precisa ser multidisciplinar e entender como cada braço de uma empresa pode ser usado para o seu crescimento.

Gestão de comunidade

A comunidade passou a ser mais importante do que nunca. Um cliente não quer ser apenas um usuário, ele quer participar ativamente do crescimento da empresa e da melhora do serviço oferecido. Por isso, a gestão de comunidade passa a ser uma habilidade imprescindível para o futuro. Na Rock, levamos muito a sério os nossos redatores freelancers e procuramos criar o máximo de conteúdo possível para que eles se tornem cada vez melhores.

Inside Sales

Para crescer é preciso vender. Essa é uma verdade inegável. Mas o modelo de vendas também sofreu grandes mudanças. Com tickets médios menores, foi preciso desenvolver técnicas que otimizassem tempo e dinheiro. O Inside Sales trouxe os vendedores para dentro da empresa e focou em criar processos e métodos que os ajudassem a vender mais, sem precisar de recursos externos. Esse é o principal modelo adotado por startups atualmente.

Desenvolvimento

A tecnologia move o mundo. E sem desenvolvedores é impossível criar as tecnologias que vamos usar no futuro. Mesmo com diversas linguagens de programação usadas hoje em dia, o desenvolvimento é uma das áreas que mais cria demanda no mercado. Afinal, precisamos construir as plataformas do futuro, não é mesmo?

Como se preparar para essa mudança?

Você pode estar mais preparado do que imagina para os modelos de negócio do futuro. Além disso, a democratização do conhecimento é um dos maiores objetivos em comum entre diferentes empresas do mercado, principalmente aquelas que utilizaram conhecimento para alcançar o sucesso.

Para se atualizar e se equipar para o futuro, separei 3 dicas que vão te ajudar neste processo.

Faça cursos e especializações

Conhecimento nunca é demais. Seja através da leitura ou de cursos, você precisa adquirir conhecimento de forma constante. Felizmente, existem muitas opções (tanto pagas quanto gratuitas) para você se atualizar.

Aqui na Rock temos a Universidade Rock Content onde criamos cursos (pagos e gratuitos) sobre as principais áreas do marketing digital (e até mesmo de Sucesso do Cliente). A Hubspot também oferece cursos gratuitos sobre Inbound Marketing, Inbound Sales e até E-mail Marketing.

Outras empresas como a Hootsuite, Twitter e Facebook possuem cursos rápidos gratuitos para você dominar as principais ferramentas e conhecimentos das plataformas.

Tenha uma visão estratégica sobre o seu futuro

Para ter uma carreira de sucesso, não basta ser um bom profissional. É preciso tratar o seu futuro como uma pequena empresa. Para isso, pense estrategicamente.

Trace os seus objetivos em curto, médio e longo prazo. Também liste as suas forças e fraquezas, e tente melhorar aquilo que ainda está aquém do esperado pelo mercado. Analise o seu emprego atual: ele é o que você almeja? Se sim, procure formas de crescer dentro da empresa. Se não, trace um plano para conquistar aquele que você realmente sonha.

Procure sempre sair da sua zona de conforto e aprimorar o seu conhecimento. Aprenda mais sobre gestão, carreira e sobre a sua área de atuação. Os melhores profissionais são aqueles que nunca param de evoluir.

Crie um plano de negócios para sua carreira

Parece exagerado, mas não é.

Sua carreira é uma pequena empresa. Você tem gastos, ganhos, objetivos e dificuldades. Para planejá-la de forma satisfatória, nada melhor do que criar um plano de negócios para a sua vida profissional.

Tenha uma missão, objetivos de curto e longo prazo, habilidades, crie uma matriz SWOT, encontre problemas e possíveis soluções. Sempre que necessário, atualize o seu plano de negócios para mudanças e adaptações na sua carreira.

O futuro está logo ali. Novas startups surgem diariamente e elas trabalham para se tornar as grandes empresas do futuro. Como toda empresa de sucesso, a sua equipe é o principal diferencial para atingir os objetivos esperados.

Se você quer fazer parte dessas empresas é preciso adquirir os conhecimentos dos profissionais presentes em empresas que adotam os modelos de negócio do futuro. Se você ainda não os tem, não se preocupe, nunca é tarde para começar!

Aproveite o conhecimento gratuito distribuído em blogs, cursos e comunidades pela internet e trabalhe para ser o profissional que o mercado espera.

Livros Recomendados

Receba um email mensal com recomendação dos melhores livros que li.


Não vamos te enviar spam Powered by ConvertKit

Edmar Ferreira é Co-Fundador e CEO da Rock Content, líder em Marketing de Conteúdo no Brasil, e é membro ativo do SanPedroValley, comunidade auto-gerenciada de startups de Belo Horizonte.

  • Júlio Vieira

    Muito bom o artigo, parabéns!

    O futuro está aí.

Site Footer