Por que contratar funcionários que se adéquam à cultura da empresa

Criar um time forte é o segredo de startups de sucesso.

Empresas em estágios iniciais ainda não detêm os recursos para criar um plano de recrutamento de primeira linha, e, muitas vezes, contratam de forma reativa, sem o planejamento adequado. Infelizmente, uma má contratação pode custar alguns milhares de reais para o seu negócio e isso não é nada bom.

No começo de qualquer empresa, a cultura é um dos aspectos mais valiosos. Ela pode ser levada para uma nova jornada, mesmo se aquela startup não obtiver sucesso. Ela também é o segredo para contratar de forma inteligente e eficiente, principalmente no começo de um novo negócio. No futuro, a cultura da empresa vai ser a referência principal para muitas das suas decisões.

Desde o começo da sua startup, você deve contratar funcionários que se adéquam à cultura da empresa, e hoje eu vou te mostrar o porquê. Acompanhe!

Eles são mais propensos a acreditar no trabalho que estão fazendo

Uma característica marcante dos millennials é a procura por desafios relevantes, tanto em âmbito pessoal quanto profissional. Coincidentemente, grande parte dos colaboradores de startups atualmente fazem parte desta geração.

Quando os seus funcionários estão alinhados com a visão da empresa e têm o fit cultural, eles vão além do que é apenas necessário. Eles acreditam naquilo que a startup procura alcançar e desejam fazer parte desta trajetória.

Logo, precisamos encontrar profissionais que estão dispostos a se superar e realizar coisas incríveis, acreditando que podem fazer uma real diferença em sua área de trabalho.

Seus valores estão alinhados aos dos fundadores

Quando uma startup nasce, a forma com ela cresce e se desenvolve está intimamente ligada à visão e aos valores dos fundadores. Eles determinam a direção que a empresa vai tomar. Geralmente, os primeiros funcionários são pessoas ligadas aos fundadores e que também compartilham dos mesmos ideais e objetivos para a empresa.

Conforme a startup cresce e se desenvolve, essa visão e os valores iniciais se mantêm por meio da cultura corporativa. Para que esse Norte seja seguido conforme o time cresce, ter a cultura alinhada com quem chega é extremamente importante, pois é a principal forma de manter o alinhamento entre a visão e os valores dos fundadores com toda a empresa.

Eles se tornam embaixadores da sua marca desde o começo

Todos temos amigos e colegas que estão em trabalhos que detestam. Em vez de experiências positivas, o que mais ouvimos nessa situação são reclamações sobre a empresa, os processos, os colegas etc.

O ambiente de trabalho é um dos pontos mais relevantes de qualquer startup, em qualquer estágio. Ele não só permite que seus colaboradores tenham o melhor rendimento possível, mas também permeia a cultura que os fundadores desejam disseminar na empresa.

Funcionários que se sentem confortáveis e compartilham essa cultura, se tornam embaixadores da sua marca desde o começo de suas carreiras dentro da startup. Eles se sentem parte do ambiente e cuidam como se fosse deles. Além disso, compartilham sempre experiências positivas com sua rede de contatos e ampliam o que já é feito dentro da própria empresa.

São extremamente motivados e também motivam seus colegas

As motivações de quem trabalha com você podem variar bastante. Elas podem ser voltadas para carreira, desenvolvimento pessoal, profissional, social ou várias outras possibilidades.

Mas um ponto comum que eu vejo quando existe o fit cultural, é a motivação dos colaboradores em realizar um trabalho acima da média. E não para por aí: eles também incentivam seus colegas a entregar mais que o esperado, fazendo com que todo o time tenha um rendimento expressivo.

A retenção de funcionários com culture fit é muito maior

Quando os seus funcionários estão alinhados com a visão da empresa, se sentem confortáveis no ambiente de trabalho e ficam motivados a realizar algo fantástico, a probabilidade de procurarem por oportunidades em outra empresa é bem menor.

Em um levantamento feito pelo Tiny Pulse, funcionários que têm grande fit cultural com a empresa apresentam 93% de probabilidade de continuarem na mesma empresa em um espaço de 6 meses. Isso mostra que, quando existe o alinhamento cultural, os colaboradores estão satisfeitos com suas funções, com o trabalho que entregam e com as perspectivas para o futuro.

Cultura vai muito além de escritórios bem decorados e uma “política de startup”. É preciso explorar aspectos que influenciam cada colaborador de forma individual, mas que também permeiem a visão dos fundadores para a empresa.

Como você aborda o fit cultural na sua empresa? Eu adoraria conhecer suas experiências nos comentários!

Livros Recomendados

Receba um email mensal com recomendação dos melhores livros que li.


Não vamos te enviar spam Powered by ConvertKit

Edmar Ferreira é Co-Fundador e CEO da Rock Content, líder em Marketing de Conteúdo no Brasil, e é membro ativo do SanPedroValley, comunidade auto-gerenciada de startups de Belo Horizonte.

Site Footer