Os primeiros passos pra uma liderança de sucesso

A liderança, assim como a criatividade, não é um dom exclusivo de quem já nasce com ela.

Como a maioria das habilidades, podemos desenvolver a liderança como um ponto-chave da nossa gama de competências. Mas é importante apontar que nem todo especialista é um líder de sucesso e vice-versa.

Muitos profissionais que hoje são analistas, ou até mesmo estagiários, almejam liderar e gerir times de sucesso. Líderes e gestores atuais desejam melhorar e evoluir ainda mais. Mas quais passos seguir para se tornar um líder de sucesso? Separei algumas ideias para lhe ajudar nesse processo. Acompanhe!

Anote os seus objetivos e trabalhe para alcançá-los

Muitas pessoas são visuais. Elas precisam escrever, desenhar ou tornar informações gráficas de alguma forma para memorizar o conhecimento. O mesmo vale para objetivos.

O primeiro passo para se tornar um líder de sucesso é ter um objetivo claro. E escrever esse objetivo aumenta a probabilidade de você trabalhar positivamente para alcançá-lo.

Ter um norte claro facilita a criação de um caminho para chegar até lá. Você pode, inclusive, traçar novos objetivos, renová-los e redesenhá-los conforme evolui. Sempre tendo em mente como deseja moldar a sua carreira.

Aprenda constantemente

O aprendizado é um fator-chave para qualquer profissional se tornar um especialista. Sempre existirá algo a ser aprendido, não importa o quão qualificado você seja.

Quando falamos sobre liderança, é ainda mais importante tornar o aprendizado uma atividade constante. Líderes precisam ser plurais, pois lidam com diferentes aspectos dentro de um time. Desde psicologia e relacionamentos, até organização, relatórios e desenvolvimento de habilidades.

Para isto, revisite materiais relevantes sobre diferentes tópicos e busque novas fontes de conteúdo de maneira regular.

Construa sua agenda diária em torno da sua energia

Uma ideia legal que vai além do que consideramos como “nossa energia” é pensar que temos mais que um tipo dela. Podemos dividi-la em três tipos:

  • Física: o quanto nosso corpo aguenta, fisicamente, executar algo.
  • Emocional: seus sentimentos em determinados momentos – ansiedade, animação etc.
  • Mental: o resultado do físico + emocional.

Para estarmos bem fisicamente, é preciso dormir bem, ter uma dieta balanceada e fazer exercícios. Já o lado emocional está intimamente relacionado com nossas aspirações, relacionamentos e inteligência emocional. Por fim, a energia mental é a soma de tudo e o real fruto da nossa produtividade.

Para encarar os desafios de liderança, é preciso estar afiado e altamente produtivo. Isso não significa dormir três horas por noite ou trabalhar sem parar por 30 dias. O grande segredo é montar o seu calendário em torno dos seus picos de energia.

Está mais disposto pela manhã? Faça reuniões, 1on1’s e call’s. Você não é exatamente fã de acordar cedo? Planeje-se para responder e-mails e fazer reuniões ao longo do dia.

Gerenciamento de tempo = gerenciamento de energia.

Aceite conselhos, dicas e correções

Aprender com as experiências de profissionais mais experientes tem um valor indescritível. Uma característica que vejo (e, felizmente, via com mais regularidade antes) é a aversão de líderes e gestores a conselhos, dicas e correções de outros profissionais.

Todos nós podemos aprender algo com alguém, e um bom líder é aquele que entende que feedbacks são sempre valiosos. Sejam eles positivos ou negativos.

Reconheça suas fraquezas

Uma característica comum em pessoas que são referência em liderança para mim é que elas têm plena consciência de suas forças e fraquezas. Esse é o ponto-chave para construir times de sucesso: você procura encontrar pessoas que complementem suas habilidades.

Quando você é consciente das suas habilidades, você está preparado para crescer como líder.

Aceite suas falhas

Todos nós erramos. Em algumas épocas mais, em outras menos. Mas todo profissional de sucesso já enfrentou esse tipo de problema.

Se você pensou que vai encontrar mais encalços como estes pelo caminho, acertou. A minha maior dica aqui é reconhecer os seus erros e aprender com eles. Aplique este aprendizado no próximo projeto e repasse-o para o seu time, assim eles não cometerão as mesmas falhas.

Tenha um mentor

A mentoria é um dos diferenciais mais interessantes para líderes e empreendedores que estão desenvolvendo suas carreiras. Ter acesso e relacionamentos com pessoas que já passaram pelas situações que vamos enfrentar é um dos pontos mais positivos para nos desenvolvermos.

Vendedores possuem uma técnica chamada shadowing, em que um novo representante de vendas acompanha um mais experiente para aprender o que faz com que ele tenha tanto sucesso. Podemos pensar na mentoria como algo similar: acompanhamos pessoas experientes, mas também compartilhamos nossas experiências e absorvemos os aprendizados do outro.

Essa é uma maneira excelente de escalar o caminho para uma liderança de sucesso e se preparar para o mercado do futuro.

Bons líderes são formados e precisam estar em desenvolvimento constante. Se esse é o futuro que você planeja para a sua carreira, comece cedo a se preparar, mesmo que ainda não ocupe um cargo de gestão.

Espelhe-se naqueles que você admira e aprenda com os seus líderes e gestores, mesmo que não concorde com suas formas de ação. Lembre-se: um dos aspectos mais importantes para ser um líder de sucesso é aprender constantemente!

 

Livros Recomendados

Receba um email mensal com recomendação dos melhores livros que li.


Não vamos te enviar spam Powered by ConvertKit

Edmar Ferreira é Co-Fundador e CEO da Rock Content, líder em Marketing de Conteúdo no Brasil, e é membro ativo do SanPedroValley, comunidade auto-gerenciada de startups de Belo Horizonte.

Site Footer